Como estudar sobre investimentos?

Primeiramente gostaria de atualizar os leitores do blog Valoration. Postei pouco nos últimos meses, inicialmente minha ideia era escrever mais, mas a vida anda corrida e cada post demanda tempo.

Iniciei uma conta no Instagram (@valoration), me sigam lá! Ando postando frequentemente (1x ao dia.)

As ações que estou comprado estão me dando muitas alegrias, principalmente a Unipar Carbocloro que subiu bastante esse ano (+73,50%) e é a minha maior posição.  O resultado sai dia 14/03 e espero que seja muito bom.

As outras ações que estou comprado reportaram bons resultados:

CGRA4 continua devagar e sempre, é a típica ação para se fazer um buy and hold.

QGEP3  irá distribuir um dividendo extraordinário de 1,54 e soltou um belo resultado. Perspectivas muito positivas para o papel. Hoje está por volta de 10,xx, mas vale algo entre 15 a 17.

BGIP4 também soltou um belo resultado e a margem de segurança para um investimento atual é bem alta. Nem parece estatal!

SAPR4 também soltou um resultado bom, mas o lucro líquido foi impactado pelo pagamento de uma multa para o Ibama. A ação não anda! Aproveitei a queda da Unipar e rifei a Sanepar e comprei mais Unip6 nos 25,xx. Pretendo voltar para Sanepar, mas por enquanto tem outras opções melhores que irão subir mais em um bull market.

Iniciei uma pequena posição especulativa em Helbor (HBOR3) para caso o mercado imobiliário volte com força. Mas o horizonte ainda está nebuloso.

Bom, mas vamos voltar ao título do post. Como estudar sobre investimentos?

Leia muito! Warren Buffet lê 500 páginas por dia!! Eu sugiro ler livros de investimentos. Pretendo fazer uma aba com sugestão de livros no blog.

Acompanhe fórum de ações sérios. Eu já indiquei em outro post o fórum do small caps da ADVFN que é excelente. Segue o link:

https://br.advfn.com/forum/advfn/2234977/17401

Terceiro, que eu descobri recentemente, é o Twitter! Vários gestores brasileiros renomados compartilham várias análises de forma gratuita. Tem sido enriquecedor o compartilhamento de vários insights por esses gestores. Sigam o Henrique Bredda, Luiz Fernando do Fundo Versa, Fernando Luiz da Trópico Investimentos e Heloisa Cruz entre outros.

Outro modo de estudo são os relatórios pagos das casas de research. Aqui no Brasil eu conheço a Empiricus, Suno Research, Eleven e a Inversa. Eu assino alguns produtos da Empiricus (Os melhores fundos da Luciana Seabra eu recomendo) e conheço alguns relatórios da Suno que são bem consistentes nas análises.

Por fim, questione sempre as informações que te passam e tenha senso crítico. Procure investir por conta para fugir das taxas dos bancos grandes. Se for investir em fundos, invista em fundos com um track record respeitável. Use as ferramentas de comparador de fundos. Na aba Links tem um comparador.

 

 

3 thoughts on “Como estudar sobre investimentos?

  1. Somebody essentially help to make seriously posts I would state. That is the first time I frequented your web page and thus far? I amazed with the research you made to create this particular put up amazing. Excellent process!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.